Parece cocaína mas é só tristeza, talvez tua cidade
Muitos temores nascem do cansaço e da solidão
E o descompasso e o desperdício herdeiros são
Agora da virtude que perdemos.Há tempos tive um sonho
Não me lembro não me lembro
Tua tristeza é tão exata
E hoje em dia é tão bonito
Já estamos acustumados
A não termos mais nem isso.
Os sonhos vêm
E os sonhos vão
O resto é imperfeito.Disseste que se tua voz tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira.E há tempos nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
Há tempos são os jovens que adoecem
Há tempos o encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
E só o acaso estende os braços
A quem procura abrigo e proteção.Meu amor, disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem
E ela disse:
- Lá em casa têm um poço mas a água é muito limpa.
Há Tempos - Legião Urbana ♪
segunda-feira, 29 de março de 2010
há tempos
o mentiroso
O mentiroso é um homem. Sim, podemos dizer literalmente que é um homem, agora em termos de maturidade, um menino. Não digo que é tua culpa por ser assim, mas digo que deves arcar com as tuas consequências e saber dos limites. Muitas mentiras houveram em minha vida, tu disses e as repetiu agora... está repetindo para mim de novo, neste exato momento. Contei os minutos, os dias. Sei que nada do que tu falas é verdade, sei que queres me fazer acreditar em tudo, de novo, e sei que o teu foco é a insensibilidade. Pois bem, admiro a tua coragem, admiro a tua perseverança e principalmente, a tua lábia. Como consegues ficar tanto tempo com uma mentira? Lembre-se que tudo voltará para si próprio. Não sou do tipo que se vinga, mas acho que todos merecem uma lição quando se faz algo de errado. A questão é: o por que disso tudo e o por que comigo? Estava eu aqui, sentada na minha varanda, refletindo sobre as lindas palavras que me falas, sobre tuas juras de amor que sempre fez e sobre teu amor puro e sincero como tu diz. Então vem uma luz do fundo, que me adverte: "Para sua boba! Ele está mentindo de novo, como das outras vezes!" É... é aí que mora o perigo, acreditei nestas palavras outra vez, dei diversas chances a ti. Não me lembro de tu usá-las e as fazerem valer a pena, apenas lembro de tu disperdiçando-as, e mais uma vez, me fazendo acreditar em mentiras, em ilusões.
"O mentiroso é um homem, cujo gosta de me fazer acreditar em ilusões e acontecimentos surreais"Poderia ter começado o relato assim, mas seria objetivo demais. À ti, só restam mentiras também... Se nem tu consegues falar a verdade para alguém, vai conseguir dizê-las para si mesmo? Não. Acredito que estejas premetidando algo ou apenas, sendo mais um dos idiotas do mundo. Prefiro ficar com a segunda opção, cabe mais a ti. Se tu fosses ao menos, um pouco sincero, talvez metade das coisas ruins que acontecem para ti não iriam acontecer. Abra teus olhos! Te dei mais chances, aproveite-as. Não mintas para mim de novo, eu te conheço. Será que eu quem vou ter que pedir isso? Tu não tens senso do ridículo? Enfim, isto não é um texto de "auto-ajuda" para ti, e sim uma alerta para que tu vejas com teus próprios olhos e digas para si mesmo: "Eu errei, estou errando há muito tempo e ainda resta tempo de concertar." E resta mesmo? 3, 2, 1... Minha paciência e minha tolerância estão contra ti agora.
quinta-feira, 18 de março de 2010
últimas para ti
Não te curvas diante a mim!
Apenas me dê o poder de suas regalias
Não vê que fujo da dor?
Tu insistes, tu te martirizas...
Mentiras ouvi, verdades poucas.
Quero paz ao meu coração...
Quero viver sem solidão.
Tu não entendes? Estou fugindo.
Fugindo cá estou de volta a ti.
Parece-me que quanto mais fujo
mais apareço no mesmo lugar...
Incrivel teu poder sobre as coisas.
Não digas nada, apenas te afastes...
Te afastes de meu corpo...
Olha como tu o deixaste
Saudade sentirei
Saudade a deixarei...
Ai, ai como é bom ser libertado!
Agora vá... Não ouvirás meu nome mais.
Agora vá... Pois não quero mais fugir.
Está nublado, essa é a hora.
Vá...
quarta-feira, 17 de março de 2010
c'est fantastique
C'est fantastique !
Sim, assim que se começa um relato de uma pessoa que deu a volta por cima. Será? Pois bem, aqui estou eu de novo, demorei um tempo para escrever. Estava aproveitando o tempo perdido, vendo o sol de lá fora, aproveitando as risadas, as companhias e valorizando cada momento que será para sempre. Já havia decidido, agora literalmente, consegui sair do preto. Não estou mais de luto de mim mesma. Aos poucos recupero minha alma, aos poucos junto os cacos no qual estavam soltos no chão. Ando aqui, ando lá... mas sempre pensando em uma solução, em uma saída para eu conseguir me libertar realmente.
C'est fantastique !
Sim, meu momento é este. Me deixem comemorar. Apenas um minuto. Não sei se durará para sempre. Apenas sei que eu estou bem. Sei que aos poucos os nuances de cinza estão dando espaço para as cores alegres, para o arco íris. Ah ! Finalmente minha sintonia voltou para mim. Eu sabia que mais cedo ou mais tarde ela voltaria para mim. Demorou. Olhei no relógio, e nada. Amanheceu dias, e nada. Agora, finalmente, acordei, e ela estava parada na minha porta, pronta para se reencontrar comigo de novo. Não canso de dizer: C'est fantastique ! Só quem já perdeu sua alma por aí, sabe do que estou falando. Se você não a perdeu, um dia perderá, mas aí a escolha será sua, de deixá-la pelos cantos e pelos desertos, ou de trazê-lá de volta, para continuar tendo vida, com seus sentimentos vivos e concretos. A alma não se deixa levar, você é quem a solta. Cuidado. Eu já quase a perdi de vez. Me senti em um poço sem fundo, como se não houvesse chão. Não podemos dar vida a si próprio se não levamos conosco nossa alma, nossa simetria, nossa expressividade. Expresse seus sentimentos o quanto puder. Aproveite enquanto pode. Não deixe roubarem o que há de mais rico em você, ou melhor, não deixe que ela saia de você, apenas tenha limites e seja leviano diante de algumas situações para só assim você sentir a sensação de reviravolta. A sensação de vitória com sabor de revanche e de que aquilo que você viveu voltará no futuro, mas que só assim você terá mais força e garra para vencer outra vez. Assim, você poderá gritar com gosto como eu: "C'est fantastique !".quinta-feira, 11 de março de 2010
faxina na alma
Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é... agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Um corte de cabelo arrojado diferente, um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio, quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando... Ta se sentindo sozinho? Besteira, tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento". Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca fica amarga. Recomeçar... Hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Alto? Sonhe alto! Queira o melhor do melhor. Queira coisas boas para a vida. Pensando assim, trazemos prá nós aquilo que desejamos. Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da faxina mental. Jogue fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes. Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora, mas principalmente esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se, somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes, afinal de contas, nós somos o "Amor". Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.
Carlos Drummond de Andrade
sábado, 6 de março de 2010
se tu viesses ver-me...
Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesse toda nos teus braços...
Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca... o eco dos teus passos...
O teu riso da fonte... os teus abraços...
Os teus beijos... a tua mão na minha...
Se tu viesses quando, linda e louca,
Traças as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri
E é como um cravo ao sol a minha boca...
Quando os olhos se me cerram de desejo...
E os meus braços se estendem para ti...
ESPANCA, Florbela. Charneca em flor. Em: Poemas de Florbela Espanca.
desânimo
É normal sentir isso? Não tenho disposição para mais nada. As coisas que me faziam graça agora não fazem mais, músicas que me soavam bem aos meus ouvidos, agora não soam mais. Por que? Nós nos cansamos disso mesmo? Acho que acabo de cair na rotina e descobrir o seu verdadeiro significado. Devemos sair da mesmice, ou não. Acontece é que eu não tenho vontade nenhuma de querer mudar, só quero que o tempo passe, mas passe bem rápido pois eu não estou me sentindo bem. Outra descoberta que acabo de fazer. Sou bipolar. Acordo bem em um dia, mas parece que sempre algo vai me desmoronar. Durmo triste, quase todas as noites, sonho para que isso melhore e passe, estou incrivelmente em meses pretos e nublados. Faz sol e calor lá fora, mas aqui dentro de mim, chove... e escurece cada vez mais. Há remédio para isso?...Você disse viver? E o que eu estou fazendo agora? Como as coisas são! Em plena madrugada estou eu aqui, escrevendo sobre o que estou sentindo. Isso já virou clichê, quero inovar. Não quero que isto caia em rotina também. Preciso descobrir novas pessoas, novos horizontes e ir além das fronteiras. Eu consigo, apenas mostre-me o caminho, por enquanto não o encontrei. Está difícil. Creio que deve ser assim mesmo, o paraíso não virá de graça para nós, teremos de procurá-lo com todas as forças. Não desisto, apenas insisto. Cá estou eu, tentando achar respostas outra vez, e respostas que nem sequer vão ser respondidas. Ah, Deus! Será? Que desânimo desgraçado. Liberte-me urgente deste terrível fim, não quero viver assim. Lhe peço de coração, pois sei que anjos virão. Tsc, paraíso, paraíso... Aqui vou eu, vou sair de uma plena estação para o verdadeiro paraíso. Pelo menos acho que obterei respostas, as mais esperadas respostas que um dia sonho em encontrar.
quinta-feira, 4 de março de 2010
cecile & michel. c'est fini ?
Je veux raconter une histoire. Une histoire très compliqué et triste sur une fille qui aime la vie mais qui n'aime pas les mensonges. Cecile est une fille très intelligente, gentille, sympa et surtout... Hmmm... surtout, bon... on dit qu'elle a un fort génie et qui parle les choses quand on ne se doit pas dire. Sincère? Uhh mon dieu, Cecile parle tout et quand elle connaît quelqu'un qui ment... Elle se devient furieuse et une autre personne. Il faut se contrôler. Cecile a connu un garçon très mignon et drôle. On pensait qu'ils se sont combinés et que finalement elle a trouvé son amour! Pas du tout... Michel, le garçon, a commis une grande faute ! Il a menti ! Il disait qu'il l'aimait et qu'elle a été son vie mais malheureusement... Ce n'etait pas vrai ! Michel est un garçon qui aime les filles et aime les conquérir mais pas pour se tomber amoureux et oui, pour s'amuser... pour rire. Quand Cecilie a découvert, elle voudrait le tuer avec tout ses forces. Elle a pensé: "Mon Dieu, j'ai été une bête ! Je me déteste, je me haïs !". Michel, d’autre part, a senti un peu d'amour pour la fille. Oui, on peut penser qu'il n'a pas menti, mais comme on le connaît, on dit oui. Il pensait en Cecilie tous les jours, même si il a déjà été avec autres filles, mais Cecile... leur amour, leur sourire, leur cheveux, leur bise... Il n'oubliait jamais. "Cecile, tu me manques ! Tu peux me pardonner ?" - il se répétait tous les jours. Cecilie comme toujours très orgueilleuse a été triste mais elle ne parlait pas avec lui. Les deux se rencontraient mais Cecile ne parlait pas et Michel toujours tranquile. Il a pensé: "Ahh, si je pourrais changer la situation ! Cecile est importante pour moi et oui, je sais que je m'ai trompé, mais... je ne voudrais pas la blesser, j'ai été sincére, toujours sincére... Je me regrette !". Il voudrait parler tous ses pensées pour elle, mais il n'avait pas su comme faire. Alors, il a été tranquile et quand la vue, il a appelée. Cecile n'a pas entendu mais elle lui attendu.
- Qu'est-ce que tu veux parler avec moi ? - dit à lui.
- Je veux te dire ce que j'ai pensé, ce que j'ai besoin de parler pour toi. Je voudrais changer la situation, tu sais... j'ai été sincére et je ne voudrais pas te blesser. Tu me manques, Cecile. Je veux que tu me pardonnes ! - il a répondu avec ses yeux pleine de larmes.
Cecile n'avait pas su comme répondre. C'était une surprise ! Alors, elle a dit :
- Tu sais, je déteste les mensonges, je déteste quelqu'un qui ment... Mais surtout, tu sais que je t'ai aimé beaucoup et que je n'ai jamais oublié nos moments. - elle a répondu très triste.
- Oui, je sais... et moi aussi, j'ai parlé toujours la verité. Tu peux me pardonner ?
Cecile a pensé pendant cinq minutes et finalement répondu :
- Uh la la, mais comment tu peux me faire cette question ? Tu sais que mon cœur est toujours grand et que je ne sais pas parler l'inverse. Mais, oui... Je te pardonne.
Michel a souri et l'a embrassée. Cecile l'aime tellement, mais il ne sais pas. Elle suit triste parce qu'elle sais qu'il la veut comme son amie. Il a déjà trouvé autre amour.
Assinar:
Postagens (Atom)